26 de agosto de 2011

Síndrome do cabeção


Síndrome do cabeção. Ouvi esta expressão de uma pregadora e me chamou muito a atenção. Somos uma geração repleta de conhecimentos. Conhecemos a ciência, a informática, a tecnologia. Classificamos as estrelas, descobrimos plenetas, fizemos invenções, lançamos computadores, podemos conversar com pessoas ao redor do mundo através de um celular, msn ou twitter ...  Se queremos ler a Bíblia corremos para a internet (Bíblia online \o/). Se precisamos de um devocional também vamos para lá! Somos a geração que tem mais acesso ao "conhecimento" de Deus do que qualquer outra que já se viu, mas muitas vezes só o conhecemos de ouvir falar, de ler sobre ele e não de andar lado a lado com o Criador de todas as coisas.

Jesus certa vez foi interrogado por alguns fariseus (membros dos principais grupos religiosos do judeus) que o questionavam  a respeito das tradições antigas que não estavam sendo cumpridas. Os fariseus conheciam a lei de Moisés, conheciam cada ponto e vírgula dela, mas não conseguiam, pela dureza de seus corações, enxergar que Jesus, a quem tanto criticavam, era o filho de Deus!

"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens". (Mateus 15:8-9)

Esta foi a resposta de Jesus. Em vão os fariseus estavam cumprindo a lei. As suas ações de purificação já haviam se tornado um costume, um ato de religiosidade e não de obediência a Deus. Eles se limpavam por fora, mas o coração deles, de onde vem as más intenções e as coisas ruins, estavam imundos. Se negavam a crer em Jesus. Eles se preocupavam em cumprir as leis ao pé da letra, mas se esqueciam de fazer o que Deus queria. Os fariseus andavam por aí todos orgulhos, exibindo seu "cabeção" por onde passavam.

Quantos de nós também estamos "cheios" de conhecimento de Deus. Sabemos o que Ele é, sabemos o que Ele quer, sabemos os versiculos de trás pra frente, mas não colocamos em prática o que aprendemos. Nos enganamos a nós mesmos. Olhamos no espelho e logo em seguida já não lembramos mais o que vimos. (Tiago 1:23).

O que vale para Deus são as nossas atitudes. Ele não se impressiona com os nossos discursos, com as nossas palavras difíceis, com o nosso sermão eloquente. O que vale para ele são as nossas ações. As nossas atitudes dizem quem somos nós! Somos aquilo que fazemos e não o que falamos! O Senhor anseia ver a nossa fé transmitida em obras, em amor. Eu mesma posso estar dizendo estas palavras, mas se eu não as colocar em prática de que adianta? Tenho aprendido muito com isso e cada dia percebo que eu não seria nada sem o amor e a misericórdia de Jesus.

Então não vamos ficar andando por aí com o nosso "cabeção", mas vamos dar vazão ao que aprendemos, levando o amor, a vida e a salvação de Jesus.

"Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade". (I João 3.17)

 
Com amor, em Cristo,

Juliana.

2 comentários:

  1. Haha, grande lição!! Mto interessante. É melhor ter um grande coração do que um cabeção!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Haha é mesmo Mari. É preferível ter um "coraçaozão" do que um "cabeção"!

    =)

    ResponderExcluir