7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA



Hoje é 7 de setembro, feriado nacional. Um dia especial no calendário brasileiro, pois há 189 anos o Brasil estava adquirindo sua autonomia (em outras palavras, estava tomando a caneta das mãos de Portugal para escrever a história com suas próprias mãos).

A relação de dependência que o Brasil tinha com Portugal era de colônia e metrópole, de exploração, e eu queria compará-la com uma relação de dependência que temos e nos é conveniente, que é a dependência de Deus, nosso Senhor.

O Brasil-colônia tinha um território tão fértil e rico que foi escravizado e suas riquezas foram roubadas, mas mesmo assim tinha que se subordinar a Portugal. O homem também tem que se subordinar a Deus, mas Ele não irá nos oprimir, pelo contrário, Jesus disse para tomarmos o seu jugo sobre nós porque é suave e seu fardo é leve (Mat. 11:30).

Portugal não queria tornar o Brasil livre ao contrário de Deus que tem nos ensinado a verdade e diz que se conhecermos a verdade, ela nos libertará (João 8:32).

A palavra de Deus também nos ensina que a dependência dele nos torna livres, pois se o obedecermos seremos não mais servos, mas nos tornamos seus amigos. Outra diferença, pois por mais que o Brasil fosse submisso, Portugal não o recompensaria com nada, portanto a única saída foi proclamar a Independência.

Mas nós temos que ser cada vez mais dependentes de Deus, pois ele não é um colonizador perverso que explora e judia do povo, mas é um Pai amoroso, que cuida, protege e guarda. Por isso, nós, filhinhos de Deus, não precisamos dar o “grito do Ipiranga” porque necessitamos depender dele.

Termino com uma frase, de André Valadão, da música “Não posso pagar”:
“A cada dia estou mais preso na liberdade que hoje tenho”

Texto de Mariane Paco

Nenhum comentário:

Postar um comentário